segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Síntese do portfólio: desafios X aprendizagens

No dia de hoje passei algumas horas lendo e analisando a síntese do portfólio, bem como os portfólios analisados, para qualificar a síntese versão conforme comentários que as profesooras do seminário integrador me enviaram para qualificá-lo. Nestas novas interações percebi as aprendizagens que vão se processando aos poucos ao longo do curso PEAD. Sempre considerei estas análises bem desafiadoras/complexas, mas preciosas para minhas aprendizagens e igualmente importantes são para mim as intervenções das professoras neste processo.
Considero muitíssimo desafiador o trabalho do professor, e ser aluno deste curso me fez perceber isto. Precisamos estar sempre na busca de dar sentido ao trabalho que iremos realizar, ser mediadores, promovendo a construção de aprendizagens, fazendo todas as intervenções possíveis e necessárias para isto. É difícil este processo, exige comprometimento de todos, amor e dedicação.
Abaixo uma citação valiosa a este respeito:
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)
Penso que estamos sendo sujeitos desta educação e desejo que possamos ser agentes da realização desta que Piaget considera a principal meta da educação.
E me pergunto como fazer acontecer esta meta na educação?
Penso que ainda precisamos rever muitos conceitos, mas vale ressaltar que muitos de nós está comprometido e na busca de qualificação profissional, aos poucos e juntamente com toda a comunidade escolar iremos descobrindo, aprendendo e buscando soluções para as questões educacionais. Precisamos acreditar sempre que é possível mudanças e avanços.