terça-feira, 17 de novembro de 2009

Idéias Importantes Para o Desenvolvimento de Um Plano de Aula

Esta é parte de uma postagem minha no fórum de Linguagem E Educação. Este fórum para mim esta sendo algo bastante significativo, tendo em vista a minha preocupação com temática abordada e a necessidade de um entendimento maior a esse respeito.

\"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino\".
( Paulo Freire )

Algumas ideias dos textos trabalhados que considero importantes para o desenvolvimento de um plano de aula. Segundo Magda Soares, \"na sala de aula, na hora de a criança se alfabetizar, acontece tudo junto, todos esses aspectos estão presentes, simultaneamente.\" Penso que no momento em que estamos elaborando nosso planejamento, precisamos levar em conta \"a maneira como a criança aprende\", que segundo Piaget ocorre através de um processo de construção. Neste processo o professor deve valorizar ou promover atividades onde a oralidade, a leitura e a escrita sejam construídas simultâneamente. Outro aspecto que busco considerar é dar significado ao que está sendo trabalhado, realizando atividades a partir de alguma vivência, imagem, filme ou situação que possa motivar, despertar o interesse das crianças. Neste sentido quero ressaltar que estou aprendendo e melhorando a minha prática a partir do trabalho com projetos e tantas outras aprendizagens que estamos tendo nas várias interdisciplinas. Avaliando os meus planejamentos, percebo a necessidade de aperfeiçoá-los em muitos aspectos, sei que tenho muito a aprender e penso que estou trilhando o caminho mais coerente e buscando trabalhar a cada dia melhor.

ABAIXO OUTRA CITAÇÃO PERTINENTE:


\"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas\".

( Jean Piage
t )


[Clique aqui para responder esta mensagem]

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Reflexão Sobre Métodos de Alfabetização

Sempre considerei o processo de alfabetização e letramento um grande desafio, onde o professor precisa estar aberto a acolher a pluralidade de discursos acerca dos vários métodos existentes, aproveitando o que cada um tem de melhor e fazendo uso deles conforme a necessidade e lendo o texto, "Não Há Como Alfabetizar Sem "Métodos" de Yole Trindade, pude confirmar estas minhas crenças.
"Não há como alfabetizar e letrar (não importa a ordem!), na escola, sem o uso de múltiplos métodos que contemplem os processos de ensino e de aprendizagem, isto é, de aquisição (codificação e decodificação) e usos da língua escrita."
E, também considero a importância do professor estar constantemente avaliando os efeitos da sua prática como sugere Yole Trindade.

Simone para responder a sua provocação: "a proposta de utilizar múltiplos métodos de alfabetização é válida também para a proposta de utilizar múltiplas propostas teóricas ao mesmo tempo para pensá-la?".
Respondendo este questionamento escrevi o seguinte;
Penso que é necessário o conhecimento destas multiplas propostas teóricas para que possamos melhorar a nossa prática e necessário também levar em conta o que vai dar bons resultados, ou seja, promover interações, intervenções e construção de aprendizagens e então, nos guiaremos por determinadas teorias, não serão todas que nos ajudarão no processo de ensino aprendizagem, mas o conhecimento nos levará a perceber isto. Abraços. é isso??
2 de março de 2010 14:32

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Menino Selvagem

O Filme relata a história de um menino que vivia na selva e é encontrado por camponeses e pegado "a cachorro", tratado como um animal. Pela falta de convívio com outras pessoas, de educação, de fato ele tinha características parecidas, na sua postura, maneira de andar, de se alimentar, não demonstrava ter sensações de frio ou calor, nem dor, nem sentimentos da alegria, ou tristeza, enfim as suas atitudes eram pela sobrevivência, por exemplo, se se sentia ameaçado, se defendia mordendo.
Assistir este filme me fez perceber o quanto os alunos, (não apenas de inclusão) sofrem por serem sujeitos de processos de ensino aprendizagem que não comtemplam as diferenças. Infelizmente, apenas a boa vontade não promove a aprendizagem dos nossos alunos, precisamos de qaulificação, condições físicas e recursos que permitam um bom trabalho, que promoveria de fato a inclusão. Teremos que nos engajar na luta para que as leis sejam respeitadas/cumpridas e fazer a nossa parte com comprometimento, dedicação e confiança nas mudanças que se fazem necessárias na educação.