terça-feira, 9 de junho de 2009

O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO PIAGET

Para entender melhor este aspecto de formação moral, pesquisei na internet e segundo Piaget, "a criança passa por uma fase pré-moral, caracterizada pela anomia, coincidindo com o "egocentrismo" infantil e que vai até aproximadamente 4 ou 5 anos. Gradualmente, a criança vai entrando na fase da moral heterônoma e caminha gradualmente para a fase autônoma.

Na fase de anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas.
Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as criança maiores, que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia.

Na moralidade heretônoma, o indivíduo obedece as normas por medo da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina.

Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo.
O processo educativo deve conduzir a criança a sair de seu egocentrismo, natural nos primeiros anos, caracterizado pela anomia, e entrar gradualmente na heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual que é o objetivo final da educação moral.
Esse processo de descentração conduz do egocentrismo (natural na criança pequena) caracterizado pela anomia, à autonomia moral e intelectual.
As atividades de cooperação, num ambiente de respeito mútuo, embasado na afetividade, preservam do egoísmo e do orgulho, auxiliando a criança no longo processo de descentração, conduzindo-a gradativamente da heteronomia para a autonomia moral. Um ambiente de medo, autoritarismo, respeito unilateral tende a perpetuar a heteronomia.
Do egocentrismo inicial a criança, gradualmente, vai "saindo" de si mesma, ampliando sua visão de mundo e percebendo que faz parte de um todo maior.

Gradualmente, aprende a cooperar, a respeitar e a amar o próximo.

O quadro abaixo relaciona as atitudes interiores e as fases morais:

ANOMIA: bagunça, devassidão, libertinagem, dissolução.


HETERONOMIA: medo, autoritarismo, imposição, castigo, prêmio, respeito unilateral, tirania.


AUTONOMIA: cooperação, amor, respeito mútuo, afetividade, livre arbítrio, democracia reciprocidade, lei da causa e efeito."

EM OUTRA POSTAGEM FIZ UMA REFLEXÃO ACERCA DO DESENVOLVIMENTO MORAL...

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