sexta-feira, 5 de junho de 2009

Atividade sobre ensaio de adorno

Sabemos que, ainda hoje, acontecem muitas barbáries, existe muita violência, mas não como a que ocorreu naquela época e com certeza será através da educação, do trabalho com nossas crianças, jovens e adultos que podemos combater as condutas agressivas e perversas.
As famílias são a referência de conduta para as crianças e em alguns casos isso não acontece positivamente e o professor tem um importante papel na formação delas. Então, precisamos ter cuidado na maneira como tratamos o nosso aluno, procurar resolver os conflitos de maneira pacífica, para não sermos coniventes com a agressividade, assim, num clima de respeito, de diálogo, de cooperação podemos fazer a diferença e ajudá-lo a reforçar o que há de bom para uma convivência saudável.
Infelizmente, no mundo capitalista em que vivemos as pessoas precisam trabalhar cada vez mais e por isso as crianças estão sendo criadas praticamente sozinhas ficando em casa apenas com os irmãos e passam o dia assistindo desenhos animados televisivos nos quais as personagens utilizam a violência para conseguir os seus intentos. Poucas vezes são abordados fatos nobres tais como salvar um amigo em perigo ou para salvar o planeta. Recebem informações de acontecimentos tristes, violentos: assaltos, brigas, mortes, acidentes de trânsito, roubos, enfim, os mais variados possíveis...O poder de sedução da televisão e a capacidade de imitação das crianças formam uma cumplicidade que pode atuar perigosamente na formação cognitiva destas, porque embora haja transmissão de valores, os jovens de hoje adquirem sua identidade não só dentro da família, mas também fora dela.
É certo que a família não pode omitir-se de seu papel e atribuir aos outros agentes educativos responsabilidades na formação de seus filhos. Mas como professores sabemos que isto acontece com frequência e é nesse momento que precisamos tentar resgatar a família para que esta perceba a sua importância e responsabilidade na vida e educação de seus filhos.

Complementei esta postagem com uma nova chamada: "A escola trabalhando a agressividade"

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Márcia, esse post está ficando bem legal, trazes um posicionamento crítico em relação ao tema, apontando alguns aspectos que deveriam ser trabalhados pela escola e pela família. No que diz respeito à escola, seria interessante que pudesses trazer algum relato de situação de brigas entre os alunos que tenhas mediado ou uma reflexão de como procuras trabalhar essa temática com eles. Abração, Sibicca

MARCIA MENEZES disse...

Oi Simoni para responder ao comentário que fizeste fiz uma pequena postagem chamada: Escola trabalhando a agressividade.
Abraços