quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A PRIORIDADE É A EDUCAÇÃO


Neste momento de minha vida me deparo com um problema que afeta a minha vida pessoal e também profissional e por isso, vou colocar alguns tópicos de uma atividade realizada na interdisciplina de ludicidade e que justificam a minha preocupação e decisão.
"Segundo a entrevistada Tânia Fortuna, as crianças sofrem a influência de uma sociedade extremamente capitalista onde as pessoas valorizar em demasia o “ter” e deixam para segundo plano o “ser”.
E, influência também na vontade das crianças de começar logo a trabalhar e quando começam a ter este retorno imediato perdem o interesse pelos estudos que nos dá uma expectativa de vida melhor, nos oferece outras possibilidades e oportunidades, porém a longo prazo.
A minha grande preocupação é que muitas crianças entre dez e quatorze anos estão trabalhando (para complementar a renda familiar), em atelier de calçados e já estão se cansando de estudar, não estão tendo um bom rendimento escolar e estão pensando em abandonar os estudos. Como meu filho tem colegas nesta situação também quer trabalhar. Até aqui tudo bem. Lamento que tantas crianças estejam nesta situação, mas farei por eles o que estiver ao meu alcance para que não desistam dos estudos. Eu decidi que é muito cedo para que meu filho comece a trabalhar,pois, acredito, que lugar de criança é na escola e que devem ter a oportunidade de ser criança, brincar. Não quero interromper esta etapa tão preciosa de sua vida. E, afinal, penso também que os pais deveríam ter o "bom senso" de escolher o que é melhor para seus filhos. Sei que esta decisão o deixará frustrado, mas precisamos aprender desde cedo a lidar com estas frustrações, pois, nem tudo na vida sai como a gente planeja ou quer.
Então, penso que não temos o direito de privar nossas crianças de brincar, seja na escola, ou na família. Pois, é através do brincar que a criança constrói a sua personalidade.
Piaget diz: “para a criança seu trabalho é o brinquedo”. Jamais esquecemos pessoas (professores), que nos ensinam de maneira divertida, isso desperta o nosso interesse e nos envolve inteiramente no que está sendo desenvolvido, aguçando a nossa curiosidade. Segundo Tânia Fortuna o 'brincar” nos conecta ao mundo de maneira colorida e muito divertida. É como encontrar-se consigo mesmo e com o mundo, nos fazendo sentir-se sujeitos e ajudando no desenvolvimento pleno do ser humano Por isso, a atividade lúdica é experiência tão significativa. É através do lúdico que se aprende com prazer, com alegria e por isso, nos leva a querer fazer cada vez mais descobertas. As pessoas sentem necessidade de interação com o grupo e as crianças em especial aprendem interagindo com o ambiente, com os outros e o lúdico ou os jogos e as brincadeiras, proporcionam esta integração.
Já estou tendo influências de aprendizagens que estão se processando ao longo do curso e por isso, resolvi fazer esta postagem. Estou pensando em atividades que possam envolver meu filho o ano que vem, como por exemplo, fazer parte do grupo de teatro, dança, futebol ou outra que tiver interesse.

Tânia fortuna faz algumas considerações importantes sobre o brincar na vida adulta e esta é para nós e para nossa crianças, quando chegar o momento:
Tânia Fortuna afirma que: “Quando crescemos o nosso brinquedo é o trabalho”. Na verdade, o brinquedo não pode, nem deve acabar quando acaba a infância, o que precisa acontecer é uma “metamorfose” no brincar. As pessoas precisam sentir-se sujeitos e parte do grupo mesmo depois de adultos. Então, cada vez que observamos uma criança brincar por exemplo, percebemos que, a brincadeira, continua fazendo parte de nossas vidas a capacidade de trabalhar com alegria, criar mundos que ainda não existe, é característica do brincar na vida do adulto e isso nos faz rir, estar de bom humor, de bem com a vida.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PARA A EDUCAÇÃO



A partir da leitura realizada, pense como os jogos são utilizados na sua escola. Quais os jogos mais utilizados? Em que situação? Só em dia de chuva ou como ferramenta para aprendizagem?


Pensando sobre a utilização de jogos, na escola cheguei a uma lamentável conclusão, pois, mesmo sabendo da importância dos jogos na aprendizagem das crianças, damos pouco espaço para que este recurso lúdico que com certeza enriqueceria e tornaría este processo muito mais significativo. Eu podería justificar esta falha utilizando o argumento de que os pais não veêm com bons olhos este tipo de atividade e, apesar de, usá-las em poucos momentos, seguidas vezes estes nos questionam sobre a validade dos jogos na aprendizagem das crianças. E, isso realmente acontece, os pais não querem que deixemos "tempo" nem para as crianças "respirarem" e acreditam ser esta uma boa educação para seus filhos.
Por outro lado, mais importante do que justificarmos esta situação é nós professores que temos consciência da validade e importância dos jogos no processo de ensino aprendizagem tentarmos mudar esta mentalidade.

Acredito que temos um grande desafio e este não pode ser superado individualmente, mas precisa da mobilização de todo o grupo escolar. É algo sério que exige acima de tudo, o comprometimento de todas..



Descreva, brevemente, uma ou mais experiências significativas com jogos na sua escola ou com a sua turma e disponha seus registros no nosso fórum de discussões.


EM CONSTRUÇÃO................

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

INTERAÇÕES DO FÓRUM




Por considerar importantes e interessantes as interações nos fóruns, resolvi postar esta reflexão:
Mesmo utilizando as tecnologias, (aliada fundamental neste processo de ensino-aprendizagem), temos um importante instrumento de interação e diálogo que são os fóruns.
Na minha opinião,o fórum é um instrumento de "inclusão", pois, faz-nos sentir parte do grupo, onde podemos conhecer a opinião de colegas tutores e professores a respeito de temáticas relevantes para nossa vida e, ainda, manifestar nossa opinião, seja ela qual for. Na realidade, é o instrumento virtual que possibilita maior interação entre o grupo, onde podemos concordar ou discordar, até chegar a um consenso e a partir destes diálogos construir aprendizagens significativas, para o grupo.
Importante é que existe nos espaços reservados para os fóruns um clima de amizade e muito respeito mútuo, é como se estivessemos frente a frente com as pessoas que estão interagindo conosco.
Estamos aprendendo a trabalhar cada vez mais melhor em equipe e este aprendizado,especialmente, nos dias de hoje é fundamental.

Entrei no fórum dos sonhos e me deparei com uma mensagem muito valiosa postada pela professora Jaqueline e por isso postei o seguinte comentário:

Olha, "mais importante do que tudo é acreditar", Vivemos de acordo com as nossas crenças e também "colhemos" a todo momento frutos de nossas próprias "escolhas", pois, estas determinam o nosso sucesso (ou não), em todos os aspectos de nossa vida. E por isso ,devemos ser muito corajosos e perseverantes na busca da realização de nosso ideais, para que possamos superar todos os obstáculos, desafios que surgem ao longo de nossa caminhada e ter uma vida realizada e de qualidade..

A IMPORTÂNCIA DO PORTIFÓLIO





Relembrando algumas colocações feitas pelos professores do seminário integrador II, resolvi fazer hoje, uma análise sobre a contribuição deste portifólio de aprendizagens neste momento da minha vida. Através do portifólio viajo em alguns momentos a "lugares"pouco conhecidos ou até mesmo desconhecidos e com muito prazer, pois, isto tem me ajudado a entender objetivamente o que estou aprendendo e, ainda, respondendo a alguns questionamentos que já estão fazendo diferença na prática.
É exatamente, o que foi nos relatado pelos professores, quando chegamos para postar algum tema no protifólio, direcionamos um segundo olhar, interagimos um segundo momento com aquela temática e assim, compreendemos melhor, e sempre descobrimos algo a mais.
Para mim, este instrumento de trabalho permite que as aprendizagens sejam mais ricas, prazerosas e significativas.
E, coloquei a figura do mar porque lembrei-me de um trecho de uma música que expressa exatamente o que estou sentindo em relação ao portifólio:
"


COMO UMA ONDA
Lulu Santos / Nelson Motta

Nada do que foi será
De novo, do jeito que já foi um dia.
Tudo passa, tudo sempre passará.
A vida vem em ondas como o mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo
Não adianta fugir,
Nem mentir pra si mesmo
Agora,
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro, sempre.
Como uma onda no mar,
Como uma onda no mar...




A todo momento estão acontecendo mudanças no ambiente de trabalho, na sociedade como um todo, de tal forma que hoje "estudo" e "formação" não são apenas uma etapa da nossa vida mas exigência constante de toda carreira profisional.



EM construção............................

terça-feira, 13 de novembro de 2007

MÚSICA E MÍDIA




Este trabalho me fez refletir pela primeira vez em toda a minha vida sobre os gostos musicais.
Sinceramente, eu procuro selecionar o tipo de música que escuto e mesmo assim, acabo escutando em casa de amigos, festas, às vezes até mesmo em casa muitas músicas que não contribuem em nada, não dizem nada de bom.
O que vai mudar na minha vida pessoal??

Acredito que mesmo nos momentos de diversão ou descontração precisamos ter um olhar mais crítico e buscar ouvir músicas que valorizem as relações humanas, que hoje são tratadas de forma tão "banal" e e até mesmo com um certo "desrespeito" pelos produtores musicais e infelizmente, são aceitos como atitudes ou comportamentos normais pelas pessoas, "ouvintes" e "consumidores".

Em relação ao trabalho da música em sala de aula coloquei um relato que coloquei no fórum.

Após ler o texto: \"porque ouvimos tanta porcaría????\"e lendo comentários das colegas do grupo, concordo com a colega MARIA DE LOURDES MORAES KESSLER disse, realmente precisamos ficar atentos ao tipo de música que nos é oferecido e ainda mais, pelo menos proporcionar momentos de reflexões com nossos alunos acerca das influências da mídia na produção de músicas visando apenas o \"lucro\" das vendas, (que mesmo tendo sucesso de pouco tempo, batem recordes de vendas,),sem levar em conta a influência da música através de suas mensagens boas ou não. Sabemos da influência dos gostos da família na vida das crianças, que desde a infância já são alvo de músicas: impróprias ou vulgares e sem nenhum elemento positivo a acrescentar as suas vidas ou para nossas vidas. Isso é lamentável. E precisamos fazer a nossa parte para que este problema seja pelo menos minimizado....Então gostaría de deixar um questionamento: >>QUE MÚSICAS PODERÍAM CONTRIBUIR, TRAZER ALGO POSITIVO PARA AS NOSSAS VIDAS E DE NOSSOS ALUNOS????

Ao meu ver esta questão de aceitar tudo o que nos é "oferecido" de modo geral em relação a cultura: música, literatura, produções cinematográficas, teatrais, sem refletir ou analisar, deve ser repensada, especialmente, por nós professores que temos interesse em contribuir para uma sociedade mais justa onde todos tenham consciência crítica e participem ativamente. Considero esta reflexão e analise importante e no meu ponto de vista interdisciplinar.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

BIENAL



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O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
(Fernando Pessoa).

Visitar a Bienal plea primeira vez foi: interessante. O mediador iniciou pelo núcleo 1- que num primeiro momento me deixou inquieta, decepcionada, pois, tinha uma expectativa muito diferente do que encontrei, imaginava, que na Bienal eu tería a oportunidade de ver obras de artes famosas, lindas, enfim, me deparei com uma obra de Adolfo Couve, outra do artísta Pablo, que ao meu ver eram sombrias, abstratas e em resposta, uma obra de uma artísta brasileira que é muito mais colorida e cheia de vida, que segundo, o mediador, tería sido influenciado pela sua experiência ou vivência na Amazônia. Mas refletindo sobre a proposta desta conversa pude perceber que para ler e se apropriar de uma obra de arte é preciso ir além do óbvio, usar a imaginação, pois, a beleza da arte está no simples, é a arte pela arte. E, dependendo da época pode retratar; a simplicidade, sentimentos, a realidade, a criatividade, revolta, a evolução técnológica. Então, entendi um aspecto importante em relação as obras de arte, pois, para mim, tudo devería ser perfeito e bonito, no entanto, não se faz obras de arte pela sua estética, mas para contribuir e construir reflexões e questionamentos a cerca dos vários aspectos a que me referi anteriormente.
Fiquei encantada com o núcleo 2, em especial, com a obra da artísta Magdalena Atria, chamada: "uma vez, cada vez, todas as vezes, que foi feita com massa de modelar, pois, o colorido da obra, na minha opinião a encheu de vida e como numa brincadeira me fez imaginar vários aspectos do mundo infantil, como por exemplo, a alegria das crianças ao realizar um trabalho de artes com massa de modelar...

Qual é a minha fonte de inspiração para trabalhar arte com meus alunos??
Concluo, então, que arte não é algo distante pois, é reflexão sobre a própria vida, e por isso, precisamos aproximá-la de nossos alunos para que encontrem significado e despertem o interesse e o gosto por ela. Mas para isso, nós professores"deveríamos" apreciar mais, especialmente, os recursos das leituras de imagens oportunizados pelas artes visuais e que oferecem elementos ricos para reflexões. Ainda,oprotunizar visitas à feiras, museus de arte, cinema, peças de teatro,enfim, atividades mais ludicas e interessantes e que podem ser trabalhadas de forma integrada, utilizando as várias formas de expressões que certamente enriqueceríam as aprendizagens, experiências de nos alunos e os levaríam a ser mais críticos e atuantes na sociedade. >Acredito que para nós professores "contagiarmos" nossos alunos, em primeiro lugar, devemos ter conhecimento e,em segundo lugar aprender a gostar daquilo que estamos fazendo.
Em contrução........................