quinta-feira, 27 de setembro de 2007

REFLEXÃO

Considerando a importância destes conceitos nos aspectos pessoais, profissionais e universitários, após assistir o filme:"Doze homens e uma sentença", e uma longa reflexão e até mesmo troca de idéias com algumas colegas e tutoras resolvi fazer algumas considerações:
Apesar, de,argumento ser um raciocínio, uma maneira de pensar e evidência estar relacionada à fatos, ao concreto,estes dois conceitos se complementam, estão inter-ligados,pois, argumentos sem evidências ficam vazios, confusos e pouco convincentes e evidências sem argumentos também,
No nosso "caso",educação, ensino-aprendizagem é algo ainda mais "delicado", difícil, de encontrar evidências,de mudanças de idéias, de postura e ter argumentos para comprová-las diante do público: professores, tutoras, colegas e comunidade onde trabalhamos.
Esta é tarefa difícil, mas não impossível, pois, acredito que somente nós podemos conhecer e defender nossos ideais e nossas crenças..

terça-feira, 25 de setembro de 2007

GOSTOSURAS


Tendo em vista que, a leitura ou o gosto pela leitura, influenciam os aspectos pessoais, profissionais e como estudante resolvi fazer esta postagem.
Refletindo sobre os primeiros contatos que tive com livros ou o mundo da leitura, percebi com uma frustração que não me lembro de nenhuma história contada, nenhuma poesia lida ou trabalhada durante os meus primeiros anos escolares. No entanto, lembro-me de histórias, cantigas e até parlendas que foram contadas por minha mãe. Essas eram transmitidas apenas oralmente, pois, na época, o único livro que tínhamos em casa era a bíblia. Lembro-me também dos primeiros livros que ganhei de minha madrinha que era professora: João e Maria; as aventuras de uma gotinha d'agua;"a fada que tinha idéias", uma coleção de contos de fada que li e reli muitas vezes, inclusive, para meus irmãos. Estes livros eram como um tesouro para mim. Eu queria ser como a fadinha e escrevia muito, tinha muitas idéias. Eram momentos micos para mim. E na escola apesar de, não me lembrar nomes de histórias, lia muitas palavras e frases de uma cartilha, com as quais fui alfabetizada, porém, pelo que parece tinha pouco significado.
Lendo o livro gostosuras e bobices da Fanny Abramovich, percebi que preciso rever alguns aspectos em relação as minhas contações de história. Um aspecto é que, apesar, de toda a preparação para o momento das contações, com ilustrações, a partir de livros , através de slides, sombras ou outras técnicas, sempre tenho atividades orais e escritas a partir da história. As crianças (alunos e filhos) aguardam estes momentos com expectativa.
Ler, ouvir ou contar histórias é momento para sorrir, se divertir, aguçar a curiosidade, ter novas idéias, levantar soluções para conflitos e problemas.

Eis, agora o grande desafio: despertar nas crianças o gosto pelo mundo da leitura........